Cine s-a întâlnit cu Francisco Solano López?
Eliza Lynch datează Francisco Solano López de la ? până la ?. Diferența de vârstă a fost de 8 ani, 7 luni și 10 zile.
Francisco Solano López
Francisco Solano López Carrillo (Assunção, 24 de julho de 1827 – Cerro Corá, 1º de março de 1870) foi um militar e político paraguaio. Foi presidente de seu país de 1862 até sua morte em 1870. Ele era o filho mais velho de Juana Pabla Carrillo e do presidente Carlos Antonio López, antecessor de Francisco.
Em uma idade muito jovem serviu no Exército paraguaio lutando contra Juan Manuel de Rosas nas hostilidades esporádicas sustentadas pelo Paraguai e Argentina durante as Guerras Platinas. Após a queda de Rosas, tornou-se embaixador do Paraguai, como ministro plenipotenciário, em vários países europeus, de 1853 a 1855. De volta a Assunção, foi nomeado ministro da guerra de seu pai Carlos, assumindo depois a presidência quando seu pai morreu.
Ele é uma das figuras mais controversas da história sul-americana, principalmente por causa da guerra do Paraguai, conhecida na Bacia do Prata como guerra da Tríplice Aliança.
De uma perspectiva, suas ambições foram a principal razão para a eclosão da guerra enquanto outros argumentos sustentam que ele era um feroz defensor da independência das nações sul-americanas contra o domínio e interesses estrangeiros. Ele resistiu até o fim e foi morto em ação durante a Batalha de Cerro Corá, por um militar do exército imperial do Brasil, o que marcou o fim da Guerra do Paraguai e a rendição do Paraguai ao Brasil.
Citește mai mult...Eliza Lynch
Eliza Alice Lynch Loyd, conocida como Elisa Lynch y usualmente como Madame Lynch (Condado de Cork, Irlanda, 19 de noviembre de 1833-París, Francia, 25 de julio de 1886) fue una figura pública de la historia de Paraguay, que ejerció como virtual primera dama durante el gobierno del presidente de la república del Paraguay, Francisco Solano López (1862-1870), a quien acompañó hasta su muerte como concubina. Esta mujer irlandesa fue una de las varias compañeras de Francisco Solano López.
En la biografía de Elisa Lynch, titulada Calumnia y redactada por los escritores Michael Lillis y Ronan Fanning, se afirma que Madame Lynch "era la mujer más vilipendiada de la historia latinoamericana", fue calificada incluso como una cortesana ambiciosa que sedujo al heredero del gobierno del Paraguay, Francisco Solano López, convirtiéndolo en un dictador sanguinario. Todas esas acusaciones formaron parte de la propaganda de guerra durante la guerra de la Triple Alianza, por parte de los aliados y los miles de paraguayos contrarios al régimen de los López. Hoy día sigue considerada como Madame.
Citește mai mult...